segunda-feira, maio 09, 2011

Para Crianças!


 


Meus filhos nasceram e crescem em contato com oráculos, especificamente o Tarot e o Baralho Cigano... 

Pensando nisso comprei o deck El Tarot de las Hadas de LoScarabeo para Alícia, e claro, eu fiquei encantada com cada uma das ilustrações.



foto: luciana onofre


Desta vez foi Andrés Felipe quem demonstrou muito interesse em  possuir um Tarot, por indicação de Pietra conheci este: o Whimsical Tarot.








Cada arcano ilustrado de forma leve, sugerindo seus significados dentro do universo infantil, do faz-de-conta.

No mesmo site achei o Adorables Les Tarot, que é apaixonante!





Ele se manifesta mediante instantâneos do cotidiano infantil, o que ao meu ver, assim como o Whimsical aproxima a criança ao Oráculo. 

Muito mais do que outros decks com temas infantis, (Hello Kitty, Gummi Bear, Uranawu Asobu, Halloween Tarot,  Alleged Tarot, entre outros) consegue dar a entender e internalizar cada Arcano, seja Maior ou Menor.

É lógico que o significado de cada um e a forma como a criança vai entendê-lo depende de quem os instrui sobre o uso do Tarot. 
Porque penso não há necessidade de por vez primeira, lhes repassar todo o peso de cada lâmina.
Com tudo é impossível falar sobre o arcano Morte sem falar em Morte, ou no arcano 15 sem ter que esmiuçar o que vem a ser o Diabo (principalmente quando no universo da criança, ele não existe dessa forma)....

Sobre o  Baralho Cigano, há muitos no mercado, cada um com um desing diferente, uns densos e crús, outros leves e coloridos, e são esses os que dou preferência para as crianças.
Ambos tem seu baralho, e cartas como as Perdas ou A Morte nesses baralhos são ilustrados com imagens menos cruéis e duras, mas mantendo o seu significado, significância.


Aqui alguns decks citados:


Magikal Forest

Halloween Tarot

Alleged Tarot

Gummi Bear

Além do Tarot, aqui em casa há outros sistemas em alta: A Leitura de Mãos, oráculo queridinho da minha filha Alicia [10 anos], e ela se dedica mesmo a aprender,tomando a qualquer habitante da casa como experimento! 
 
Para ela encontrei da Ed. Running Press um kit para leitura e aprendizagem lindo, pequenino e que em breve ela terá em mãos!
Você encontra aqui
 
Devo dizer que essa editora prima pela qualidade dos seus produtos, e o mais surpreendente são os preços! Pois mesmo sendo objeto importado, o preço final ao consumidor é mais em conta do que muitos decks nacionais.

Andrés Felipe demonstra curiosidade e muita conexão com os Pêndulos, objetos enigmáticos que também moram aqui em casa, mas o seu preferido é este:

by Raquel Frota
 
 
Ele em questões de saúde sempre me pede que o use...
Assim como me contou que o pêndulo "dá certo para conversar com as pessoas do outro lado",  o que me lembra que hoje é Lemúria... mas isso é tema para outro texto em outro lugar!

Eis minhas dicas sobre Crianças, Tarot e Oráculos.



Grata sempre,


Luciana
 
 
[Reeditado hoje e  publicado originalmente no Germinando em 14/10/2010]

3 comentários:

  1. Acho o Magikal Forest para TODAS as idades!!!
    Pra criança, acho que é de uma delicadeza em desenhos bem feitos, sabe...

    ResponderExcluir
  2. Amore esse deck logo logo irá morar aqui tmb!!!!

    ResponderExcluir

Sibile...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...