Pensando nisso comprei o deck El Tarot de las Hadas de LoScarabeo para Alícia, e claro, eu fiquei encantada com cada uma das ilustrações.
foto: luciana onofre |
Desta vez foi Andrés Felipe quem demonstrou muito interesse em possuir um Tarot, por indicação de Pietra conheci este: o Whimsical Tarot.
Cada arcano ilustrado de forma leve, sugerindo seus significados dentro do universo infantil, do faz-de-conta.
No mesmo site achei o Adorables Les Tarot, que é apaixonante!
Ele se manifesta mediante instantâneos do cotidiano infantil, o que ao meu ver, assim como o Whimsical aproxima a criança ao Oráculo.
Muito mais do que outros decks com temas infantis, (Hello Kitty, Gummi Bear, Uranawu Asobu, Halloween Tarot, Alleged Tarot, entre outros) consegue dar a entender e internalizar cada Arcano, seja Maior ou Menor.
É lógico que o significado de cada um e a forma como a criança vai entendê-lo depende de quem os instrui sobre o uso do Tarot.
Porque penso não há necessidade de por vez primeira, lhes repassar todo o peso de cada lâmina.
Com tudo é impossível falar sobre o arcano Morte sem falar em Morte, ou no arcano 15 sem ter que esmiuçar o que vem a ser o Diabo (principalmente quando no universo da criança, ele não existe dessa forma)....
Sobre o Baralho Cigano, há muitos no mercado, cada um com um desing diferente, uns densos e crús, outros leves e coloridos, e são esses os que dou preferência para as crianças.
Ambos tem seu baralho, e cartas como as Perdas ou A Morte nesses baralhos são ilustrados com imagens menos cruéis e duras, mas mantendo o seu significado, significância.
Aqui alguns decks citados:
Magikal Forest |
Halloween Tarot |
Alleged Tarot |
Gummi Bear |
Além do Tarot, aqui em casa há outros sistemas em alta: A Leitura de Mãos, oráculo queridinho da minha filha Alicia [10 anos], e ela se dedica mesmo a aprender,tomando a qualquer habitante da casa como experimento!
Para ela encontrei da Ed. Running Press um kit para leitura e aprendizagem lindo, pequenino e que em breve ela terá em mãos!
Você encontra aqui |
Devo dizer que essa editora prima pela qualidade dos seus produtos, e o mais surpreendente são os preços! Pois mesmo sendo objeto importado, o preço final ao consumidor é mais em conta do que muitos decks nacionais.
Andrés Felipe demonstra curiosidade e muita conexão com os Pêndulos, objetos enigmáticos que também moram aqui em casa, mas o seu preferido é este:
by Raquel Frota |
Ele em questões de saúde sempre me pede que o use...
Assim como me contou que o pêndulo "dá certo para conversar com as pessoas do outro lado", o que me lembra que hoje é Lemúria... mas isso é tema para outro texto em outro lugar!
Eis minhas dicas sobre Crianças, Tarot e Oráculos.
Grata sempre,
Luciana
[Reeditado hoje e publicado originalmente no Germinando em 14/10/2010]
Acho o Magikal Forest para TODAS as idades!!!
ResponderExcluirPra criança, acho que é de uma delicadeza em desenhos bem feitos, sabe...
Amore esse deck logo logo irá morar aqui tmb!!!!
ResponderExcluirUm mais fofo que o outro ;)
ResponderExcluir