domingo, outubro 24, 2010

Gaian Tarot





Quando eu conheci, adorei! Entrei no site, conheci o blog e passei a visitar sempre, na vontade e na esperança de que ele fosse publicado por uma grande empresa... A coisa é que isso aconteceu, logo o Gaian Tarot vai ser publicado em escala pela Llewellyn Publications, mas antes, a Joanna, a autora, fez uma edição especial, meio coisa de colecionador... que eu não resisti... e comprei!

Bom, o que dizer?
Quando eu conheci o baralho, há uns 3 anos atrás, eu o achei muito inspirador, tanto pela arte quanto pelo conceito. A Joanna é uma mulher muito ligada a sua espiritualidade e que segue um caminho muito parecido com o meu... embora ela não seja strega, o jeito com que olha a Natureza e seu relacionamento com a comunidade e com as pessoas que fazem parte de seu círculo, suas irmãs sereias, como elas se chamam.

O Gaian Tarot é um baralho que fala de Natureza, de pessoas vivendo em harmonia com ela; fala de ciclos e de conhecimento tirados do grande livro da Natureza, observando-a e entrando em seus mistérios.

A estrutura do baralho é um tanto diferente do que estamos acostumados. Primeiro porque as cortes não tem uma estrutura tradicional. Joanna chama os pagens de crianças, os cavaleiros de exploradores, as rainhas de guardiões e os reis de anciões. E seus gêneros mudam de mulheres e homens, como ela encara o papel daquela pessoa. Uma outra coisa interessante é que os ases sempre mostram filhotes de animais, para representar o nascimento daquela energia vista no naipe. No deck a Justiça é 11 e a Força 8... o que eu acabei por me acostumar, mas não significa que eu concorde. Enfim...

Algumas cartas também mudam de nome como O Louco se torna A Buscadora; O Hierofante se torna O Professor e por aí vamos. Acredito que essas mudanças são pertinentes e cabem dentro do deck perfeitamente =)

O deck que eu comprei é grande e é impresso em papel reciclável com tinta de soja, então não é o melhor deck do mundo para embaralhar e manusear. Mas é incrível para fazer leituras e para fazer estudos de autoconhecimento. Os desenhos podem levar para longe, para bosques, para cozinhas cheias de cheiros e temperos, para feiras com o barulho de pessoas indo e voltando. Resumindo: tudo que a gente gosta!

Por fim, preciso dizer que é um deck que me agrada muito. Porque quando se faz um leitura com ele parece que a coisa é feita junto, dá um sentimento de comunidade, de junção: tanto com o consulente, quanto consigo. Acho que é o sentimento que todas nós que caminhamos nesse caminho de espiritualidade ligada a Natureza quer... e sente, quanto está em meio aos seus, sejam pessoas, Deuses, animais, espíritos. Acredito, sinceramente, que este é um deck profundamente espiritual.

Nas imagens: os ases; Xico, quando era bebê curtindo a caixa que trouxe o baralho pro Brasil; Tudo que veio no pacote: deck, pingente, livro e bolsinha do baralho.

O site da artista e do seu deck: www.gaiantarot.com
O blog dela onde se fala de Arte, de tarot e de percepções espirituais: www.gaiansoul.com
E para quem tiver interesse, pode fazer parte do círculo de tarot dela em www.gaiantarotcircle.com
Por fim, é fácil conversar com a Joanna pelo Facebook http://www.facebook.com/joannapowellcolbert

2 comentários:

  1. Querida Pi!

    O que seria de mim sem teus achados? Acho que um dia farei um texto apenas falando disso!

    Juro que ao ler, me transportei, senti as cores, as formas...

    Tomara a Cultua o venda após a publicação pela Llewellyn!

    Obrigada,

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lú! Que coisa bonita de se dizer. Obrigada!
    Fico feliz que tenha surtido esse efeito e não vejo a hora de dividir o Gaian com vc em um encontro de Chá de Tarot!
    Bjos

    ResponderExcluir

Sibile...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...