quinta-feira, julho 07, 2011

O conceito grego de sophrosyne e a Temperança


Deusa Iris. Detalhe de
Morpheus e Iris (Guerin Pierre Narcisse, 1811)
Olá leitores! Essa é minha primeira postagem no blog  Divinare, e espero que seja a primeira de muitas...

Hoje venho falar sobre a noção de Sophrosyne¹: um conceito difundido pelos gregos que quer dizer prudência, bom senso e justamedida, sendo o oposto de hýbris. É um ideal a ser alcançado, está evidentemente relacionado à Temperança do tarot. 

Porém, essa beleza apolínea só será alcançada através da consciência da nossas naturezas de luz e de sombras: E mais do que ter consciência desses aspectos do nosso espírito, é sabermos trabalhar nossas Vontades de acordo com isso. Quando Apolo e Dionísio degladeiam-se entre si, e depois disso surge um acordo, surge então a sophrosyne, a justamedida, o equilíbrio. 

Lâmina da Temperança.
Tarot Mitológico de Juliet Sharman-
Burke e Liz Greene.

A dificuldade de compreensão dessas noções está no fato de que os homens da nossa sociedade têm a necessidade de bipolarizar a natureza, dividindo-a em bem e mal, certo ou errado, divino e demoníaco. Mas para alcançar a concepção de justamedida dos gregos, devemos abrir mão dessas concepções: se nem os próprios deuses são bons ou justos, porque os demônios, por exemplo, teriam de ser o contrário disso? 

Alcançar a sophrosyne é um trabalho árduo, do qual sem sombra de dúvidas particularmente ainda não alcancei, mas não desisto de tentar. Não acredito que seja diferente de ser como a água de um rio que flui, que na medida em que as pedras mudam de forma frente ao atrito das águas, também o rio muda seu percurso. Alcançar a sophrosyne é ter consciência de nossa humanidade, que ao mesmo tempo em que pode ser divina, pode igualmente ser falha. É saber andar entre os mundos, como dentro de um Círculo. 

Espero sinceramente que tenham gostado, pois ainda que sejam pequenas noções, não deixam de ser válidas ou importantes para serem pensadas.

Abraços! 

Odir.


¹ Texto publicado concomitantemente no blog do autor.

2 comentários:

  1. Eu creio ser a tarefa mais árdua e complexa na vida do ser humano... tmb estou nas trilhas das tentativas.

    Bem-vindo querido e parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir

Sibile...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...