sábado, janeiro 22, 2011

Justiça em suas várias faces


Damas da Justiça em diversos tarot
Fiquei pensando na Justiça... e peguei alguns dos meus decks e fiz uma pequena galeria das Damas da Justiça. O que é muito interessante é como elas diferenciam...

O que eu observei é que, basicamente nunca, elas estão vendadas. O único que se rendeu a isso foi o Crowley, no Tarot of Thoth... ele também mexeu no nome, a chamando de O Ajustamento. O que é importante sobre isso é o entendimento de que A Justiça faz com que as coisas entrem nos "eixos" e se ajusta conforme as coisas são. Não acho que isso foge da ideia da Justiça, mas enfatiza, sem dúvida, um aspecto dela.

Uma coisa interessante e maravilhosa é tanto a permanencia do arquétipo... e como a espada e a balança continuam. E são símbolos fortes do que é a virtude da Justiça. O equilíbrio e a sanção... tudo junto para manter as coisas como são... 

Pietra

4 comentários:

  1. Oi Pietra. A do Crowley não tá vendada não...
    Aquilo é uma máscara. Mas os olhos estão abertos - nós é que não conseguimos ver.

    ResponderExcluir
  2. Por citar ao Crowley, há aqui em São Luis um mito quanto a esse deck, corre dentro do mundo "místico" a estória de que todo possuidor/usuário dele sempre teve a sorte revirada ao contrário...Incluso que uma bruxa conhecida na Ilha veio a definhar e morrer após usar continuamente, e que foi achada morta após diversos dias de óbito ao seu lado...

    Eu confesso que tudo isso incute certo temor em mim.

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa, né?
    Mas sabe que no geral as pessoas têm uma reação: ame-o ou deixe-o!

    ResponderExcluir

Sibile...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...