segunda-feira, janeiro 24, 2011

De las Hadas, Das Fadas


fotos: luciana onofre













arcanos menores


Na verdade hoje seria publicado um outro texto, mas achei que cabia falar do deck El Tarot de las Hadas, tendo em vista ele ter sido "sonhado" por uma amiga

E em fim, casou o sonho com o tarot. E principalmente há a sincronia [minha vida é feita disso] de que eu o tenho entre meus decks queridos [o adquirí na Estante Virtual, a um preço ótimo, ainda que a caixinha esteja um tanto machucada o deck ainda estáva no papel celofane lacrado].

A editora LoScarabeo é uma companhia italiana que prima pela qualidade das suas publicações, dos tarots e da escolha que faz dentre o material que seleciona para lançar no mundo editorial. 

Este deck foi lançado em 1997 e ilustrado por Antonio Lupatelli.

O Tarot das Fadas [tarot de las hadas] vem acompanhado de um livreto  explicativo em cinco idiomas, alemão, espanhol, inglês, francês e italiano.

Cada Lâmina nomeada devidamente nessas línguas, seqüenciada em números romanos, e ilustrada  em cores muito vívidas.

A mitologia aqui se remete ao fantástico-maravilhoso do mundo de Fadas, Gnomos e Elfos.

Os 22 arcanos maiores são nomeados de acordo à essa mitologia.

A saber:

El Duendecillo; El Mago; La Sacerdotisa; La Emperatriz; El Emperador; El Papa; El Enamorado; El Carro; La Driádea [gnomo do carvalho]; El Ermitaño; La Oreada [espírito da Fortuna]; La Fuerza; El Colgado; La Muerte; La Sílfide [espírito da Cura]; El Troll [espírito brincalhão maquiavélico] ; La Torre; La Náyade [ espírito noturno de bons augúrios]; La Luna; El Sol; El Juicio; El Globo.

Os Arcanos menores são dividos entre: Corazones [corações]; Campanillas [sinos] ; Bellotas [avelãs] e Hojas [folhas].

As faces dos seres ali representados sempre são simpáticas e empáticas.

A textura das lâminas é suave, e ao mesmo tempo firme, consistente. O encerado de cada uma permite um manuséio fácil e dinâmico.
Antecedendo a explicação para cada Arcano há um lindo texto onde a estória de Fadas e similares é apresentada ao leitor/taromante.

Entendo eu, que o tema eixo para cada Tarot imprime uma dinâmica diversa às leituras, neste por exemplo, o Arcano "O Enforcado", El Colgado  que em particular me incute temor, aqui  se mostra com outra roupagem, e é analisando os pequenos detalhes nele ilustrados, que é possivel dar-lhe um outro entendimento/leitura... E esta particularidade se apresenta em cada uma das 78 lâminas do deck.

Dentre os inúmeros decks que possuem esta temática como pano de fundo, O Tarot das Fadas é muito especial.

Grata sempre,

Luciana Onofre

3 comentários:

  1. No meu sonho era o livro de um deck de elementais que eu agarrava - batia o olho nele, numa mesa cheia de coisas de tarot.
    Vai saber se é um sinal ^^

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Luciana, eu sinceramente não entendo de tarot, mas me parece algo fascinante e esse "de las hadas" é muito bonito, com um encanto especial.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. É um deck que nós envolve com mta mta magia! =)

    ResponderExcluir

Sibile...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...