terça-feira, novembro 09, 2010

Gaia, a primeira profetisa


Como coloquei no posting no qual convidei para a palestra sobre o Oráculo de Delfos, estou dando alguns feedbacks sobre o que conversamos. E uma das primeiras coisas que falamos foi sobre os mitos e como Ge ou Gaia foi a primeira voz que se ouviu em Delfos.

Gaia é a Terra, é uma protogenoi, uma das primeiras nascidas, como Urano (Céu) ou Aether (a Luz). Dela, muito se gerou em conjunção com Urano. Gigantes e Titãs, todos passaram pela terra e tiveram seu papel no desenvolvimento da Criação.

Ge é, geralmente, representada como uma mulher que sai do chão, ou seja, seus símbolos estão muito ligados à Terra e ao que vem dela, algumas vezes aparecendo com uma cornucópia e com frutas e flores.

Em Delfos, Gaia tem uma morada, um templo que Ela deixa guardada pela drakaina Python, que posteriormente no processo de tomada do oráculo, é morta por Apollo.

Diz-se que em Delfos, as serpentes, filhas de Gaia moram porque onde estão os veios de água, estão as serpentes. E elas, com seus ventres sobre o solo, são capazes de sentir o que a Terra demanda e precisa. Assim, a sacerdotisa, Pítia, ainda carrega o nome da grande serpente e sibila os segredos que os Deuses conferem.

Gaia era dada como a primeira profetisa porque Ela, Terra, era senhora de todos os augúrios. Ela é capaz de enxergar tudo que acontece sobre seu corpo e de apoiar os movimentos dos animais e dos outros seres vivos afim de mostrar o que o futuro traz. Assim, de Gaia e de sua sabedoria prímeva variam os oráculos de pedras e gravetos e a leitura de augúrios como pássaros no céu ou o movimento de animais em determinados locais. Dessa forma, temos, primitiva e brutalmente, os primeiros oráculos e oraculações.

Como se pode ver, Delfos é um local todo permeado pelas figuras femininas. Em breve, farei um post sobre a Pítia e suas funções em Delfos como sacerdotisa, oráculo e mulher.


Imagem: http://marcoso86.deviantart.com/

3 comentários:

  1. Amei!

    Incrível as sintonias! Leio agora o livro: Deusas e Adivinhas, e o recomendo a todos mesmo!

    http://virgo-sum.blogspot.com/2010/10/leitura-de-outubro.html


    Bjs,

    ResponderExcluir

Sibile...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...