terça-feira, março 22, 2011

Tarot e Dianismo 2




Motherpeace Tarot - foto: Luciana Onofre




Comecei uma serie de 3 textos sobre como é visto o Tarot pelo prisma do Dianismo Feminista, o primeiro você pode ler no meu blog sobre Tarot: Taroteando.  Ali acessando há no primeiro parágrafo uma breve explicação sobre a dinâmica do Tarot pelo Dianismo.

Aqui agora, o texto 2. Em breve o 3 =)




 [tradução: Luciana Onofre]


A Força

Representada pela Deusa Cibele, Rainha do Verão. Ela amansa os leões selvagens, controla as situações com a força  da sua mente e possui influências nas coisas; em especial benfazeja quando o inimigo advém do patriarcado. Esta carta promete a realização de desejos e vontades.


O Eremita

Um Arcano do signo de Virgem, e deveria mostrar aqui a uma mulher, simboliza o guia espiritual interior manifestado mediante atrações e repulsas; há de seguir o consulente sempre guiado pela intuição. Quando ela surge é augúrio de sonhos complexos. Indica analise, criatividade, intuição e liderança. Seus efeitos possuem repercussão prolongada.

A Roda da Fortuna

Uma mudança kármica para melhor, um novo rumo e uma nova vida para o consulente; ações positivas estão predestinadas a acontecer; descanse e deixe que as coisas aconteçam por sí mesmas. Grandes movimentos: mudanças de rumo, de metas pessoais, e inclusive de crenças, mas tudo sempre de forma positiva.


A Justiça

Aqui a Deusa Themis. Ela como aquela que emana a Justiça. Ela não possui venda sobre seus olhos. Indica a conclusão de assuntos importantes, legais, sempre perante tribunais. Fim de uma luta com resultado justo. Ela indica o final de disputas e inseguranças.


O Dependurado

É uma carta de caráter introspectivo, interior. A mente em processo de mudanças radicais. Acontece quando a ultima peça do quebra-cabeças surge e a mulher experimenta uma epifania esclarecedora. Sempre antecede a uma mudança externa importante; todos precisamos deste tipo de iluminação.


A Morte

Morte de antigos hábitos, modo de vida ou uma relação. Apenas quando cercada de espadas significa a morte física de uma pessoa. Algo morre para que algo tome seu lugar. Via de regra significa uma mudança radical na vida em muitos aspectos. É uma carta positiva, as mulheres não deveriam temê-la. 


A Temperança

Organização psíquica superior, um lugar para se encontrar; capacidade para ser ativa e equilibrada interiormente. Criatividade; excelente para artistas e sacerdotisas.


Na próxima seqüência: O Diabo, A Torre, A Estrela, A Lua, O Sol, O Julgamento, O Louco,  O Mundo e quem sabe mais adiante os Arcanos Menores ;)




Sempre grata,


Luciana Onofre



Fonte: El Poder Mágico de las Mujeres. ZZ Budapest. Ediciones Robin Book. 1995. pgs.
 220/221.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sibile...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...