quinta-feira, janeiro 20, 2011

A Dama da Justiça


Detalhe, Justice, do Shadowscapes Tarot.
foto: Pietra di Chiaro Luna

Mais uma figura feminina muito forte do tarot... A Justiça.

A dama da Justiça é um arquétipo muito conhecido em nosso mundo... em nosso meio. Muitos escritórios de advocacia, por exemplo, fazem uso de sua imagem para representar sua função, seu trabalho: estar a disposição da justiça, do que é legal, firme e correto. A despeito disso ser feito ou não, não tem por onde: espada... balança... e venda... é a dama da Justiça.

Agora, eu pergunto: venda? Embora seja uma ideia de que assim a Justiça seja imparcial, esse símbolo, definitivamente não é dela. Não. A Justiça vê tudo! Nada passa em branco de seu crivo. E assim, as recompensas são pagas de forma apropriada e que os ajustes sejam feitos da melhor forma.

Aliás, se tem uma coisa que é muito clara na ideia da Justiça é a Ordem do Universo. E isso se coloca presente em diversas deidades e conceitos das culturas da antiguidade: Maat, entre os egípcios... Themis entre os gregos, juntamente com sua filha Dike... Athena também carrega a ideia de justiça e Justicia, entre os romanos.

Robert Place escreve sobre a Justiça:
"(...) a Justiça é uma das virtudes exaltadas por Platão, as quais os cristãos passaram a chamar de virtudes cardinais: justiça, temperança, força e prudência. (...) Para os antigos gregos, a justiça é um princípio divino da Ordem Universal, personificada pela deusa Themis, que fica ao lado de Zeus, senhor dos Céus. Themis aparece segurando uma balança, correntes e uma espada que representam a ordem e o equilibrio e a admistração da punição para quem não faz o correto. Themis é a virtude da justiça incorporada por Platão. (...) Dike é a filha de Themis e Zeus e representa a justiça terrena. Em alguns momentos, é representada com uma balança e espada e foi colocada na constelação de Virgem e sua balança, na de Libra. Geralmente é Dike e sua contraparte romana, Astrea que aparece como a Justiça do tarot. (...) A venda colocada na virtude da Justiça foi uma adição do séc. XVI para simbolizar a imparcialidade. Nos séc. XIV e XV a venda significaria sua ignorância e a parcialidade de decisões e seria considerada inapropriada. A iconografia da visão completa é mantida no tarot."
The Tarot, history, symbolism and divination. Robert Place. pp. 140, 141.

Eu penso que a Ordem do Universo vai além de venda ou de espadas... ela é o movimento que faz com que cada coisa fique, efetiva e corretamente, em seu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sibile...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...