terça-feira, dezembro 14, 2010

Dama da Força



Das figuras femininas do tarot, a Dama da Força é uma das figuras mais interessantes. Ela aparece de várias formas diferentes, junto de diferentes animais. E sua essência de pureza e de veia feminina é forte e bela.

A Dama e o Animal. Marcos Reis sempre fala que o animal fala de ânima, de animal... de força de estar vivo. Quando a mulher se integra com o animal, seja tocando, cavalgando, acarinhando, ou seja, estando juntos, misturamos as partes físicas das figuras, da mulher e do animal, fazendo com que as partes espirituais se misturem. Assim, nós pessoas, podemos lançar mão da nossa porção animal com mais facilidade.

O animal totem, o que acompanha a nossa alma e empresta suas características ao nosso corpo, ao nosso viver é o nosso professor com A Força. E com ele andamos pela vida podendo aprender mais e atuar de forma a mostrar a que viemos... trazendo o instinto, aprendemos sobre o nosso papel na vida.

Uma coisa que me surpreende é que, quando a Força aparece com uma figura masculina, como eu observei no deck Visconti-Sforza, o animal parece mais ameaçado do que sendo trabalhado ou acarinhado ou com o processo simbiótico que vemos entre as muitas Damas da Força e seus animais.

Talvez porque a alma seja psique e Psique seja uma princesa... uma borboleta, a alma feminina leva o animal, a ânima, com leveza... Ânima e animal... mulher, alma e bichos... nossos ciclos e conviver com a Natureza... a nossa aproximação com o homem, com o macho... a Dama e o Leão... a integração entre a força do corpo e a leveza da alma.

A Força é, em essência, a vontade de viver!

2 comentários:

  1. No tarô Mitológico também reparei isso (que é o meu). Acho muito desagradável ver a carta da Força com um homem no lugar da mulher por esse mesmo motivo (o homem parece tentar matá-la).

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Talvez por essas e por outras que nós sejamos capazes de lidar melhor com intuição... com coisas que vem de dentro... Mas preciso dizer: conheço homens que fazem trabalhos belíssimos, andando com suas onças pintadas!

    ResponderExcluir

Sibile...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...